Loading...

Como as crianças podem ajudar em casa?

Em uma altura em que as famílias procuram cada vez mais conciliar a vida profissional e familiar e distribuir tarefas domésticas de forma igualitária, é essencial transmitir aos nossos filhos a importância da colaboração em casa.

O objetivo deve ser incentivar este tipo de responsabilidade desde a infância para que as tarefas domésticas se tornem algo natural no dia-a-dia, sem assumir papéis ou distribuir tarefas em função da idade ou do sexo.

Longe vão aqueles dias em que, sendo muito jovens, os nossos filhos estavam totalmente dispostos a ajudar-nos graças ao poder de imitação que têm nas fases iniciais do seu crescimento. Mas nem tudo está perdido! Embora alguns possam ficar mais preguiçosos ao longo dos anos, também é possível motivá-los a partir de algumas dicas, como propomos a seguir:

Como posso motivar o meu filho a fazer as tarefas domésticas?

Recomendamos que você comece com uma atividade que também seja prazerosa para você. Ajude-o sempre nas primeiras vezes para que se habitue ao tipo de tarefa. Além disso, nas primeiras vezes, é importante motivá-lo com alguma recompensas pelo seu trabalho, como uma viagem ao parque com seus melhores amigos ou um tempo de jogos em família. Desta forma, ele verá que se todos vocês se envolverem em casa, terão mais tempo livre.

Também é essencial que proponha tarefas muito claras, concretas e que possam ser explicadas de forma simples. Por exemplo, em vez de dizer "coloque a mesa", comece com algo mais específico, como "pegue os copos e coloque-os na mesa". Naturalmente, os miúdos devem ser aconselhados a valorizar o seu esforço com palavras que sejam um reforço positivo.

ATENÇÃO: nunca faça críticas que não sejam construtivas! Ajude-o e ensine-o a melhorar pouco a pouco!

Por outro lado, lembre que as tarefas domésticas não podem ser usadas como castigo quando ele se comporta mal, mas como uma missão compartilhada por todos os membros da família para uma boa convivência. Use outros tipos de castigos que não lhe dão essa visão negativa!

O que as crianças podem fazer de acordo com a idade?

Quando pedimos ao nosso filho para fazer uma determinada tarefa, devemos ter em mente que ela deve ser atribuída de acordo com sua idade, características e habilidades. Então, aqui estão algumas ideias para que ele comece a colaborar:

  • Uma criança de 2 ou 3 anos pode recolher brinquedos, trazer roupas para a sala e jogar coisas no lixo, por exemplo.
  • Quando a criança tem de 4 a 5 anos, já pode vestir-se sem a nossa ajuda, cuidar de si própria e alimentar o seu animal de estimação. Ela também pode pôr a mesa se lhe fornecermos pratos, copos, guardanapos, etc. (é melhor deixar os talheres para mais tarde!).
  • Entre os 6 e 7 anos, ele está pronto para organizar a própria mochila, fazer a cama e remover a poeira das prateleiras em casa.

  • Quando tiver 8 e 9 anos de idade, poderá tomar banho sozinho ou cuidar do seu animal de estimação. Além disso, se você é um seguidor dos programas de culinária, que estão cada vez mais em alta, ele também pode ajudá-lo a preparar o seu pequeno-almoço, lanche ou outro prato mais elaborado (no último caso, com a sua ajuda).
  • Aos 10 ou 11 anos ele poderá limpar o quarto, regar as plantas, pendurar as roupas e ajudar você a cuidar de seu irmão mais novo.
  • A partir dos 12 anos de idade a criança pode retirar o lixo, fazer as compras e limpar os copos.

É claro que as atividades que apontamos devem ser adaptadas às características e ao nível de desenvolvimento da criança, sempre a valorizar aquelas que são consideradas mais alinhadas com a criança e suas habilidades.

Encontre babysitters no Yoopies!